domingo, maio 09, 2010

Amo Curitiba

Há algumas semanas o programa FANTÁSTICO divulgou uma pesquisa que elegeu nossa cidade, Curitiba, como a mais limpa do país. Sem falsa modéstia, merecemos esse título...
Estive no Rio há poucos dias e, com tristeza, constatei o quanto a cidade está “à deriva” em seus lugares mais críticos. Em São Paulo se vê a mesma coisa, imóveis abandonados e decrépitos, decadência nos cuidados mais elementares, prédios antigos e ainda imponentes mutilados pela ação inescrupulosa dos grafiteiros, que não respeitam a propriedade privada nem pública O centro da cidade sujo e triste, e o povo, certamente desolado e revoltado, tendo de conviver com isso.
Ocorreu-me que devemos, com urgência, tomar nossas providências antes que tais abusos proliferem por aqui... e já se pode ver que estão começando a ganhar força, em alguns pontos da cidade eles já começam a se espalhar.
Ocorreu-me também que os grafiteiros são artistas enrustidos e carentes e que precisam de apoio (???!!!). Precisamos dar-lhes um espaço adequado antes que “devorem” nossa cidade.
Há um dito popular que diz: “Todo artista gosta de estar onde o povo está”
Então, o que temos de fazer é deixá-los se exibir!
Por exemplo: poderiam construir um enorme painel, dezenas de metros no Parque Barigui onde eles poderiam “grafitar” à vontade e à vista do povo, e em outras praças também, extensos painéis verticais que,  de vez em quando, a prefeitura pintaria de branco, deixando tudo limpinho para eles sujarem de novo. Talvez aí a fúria artística desses “talentos” se atenuasse e todos sairiam ganhando, especialmente nós, curitibanos, que não gostamos nada desses caracteres pintados em nossas paredes.
Ah, também poderia haver até, para quem se interessasse, um desses “artistas” dando aulas sobre o significado de seus escritos e a tradução de seus sinais estranhos, não seria uma boa idéia? Eles estariam sendo valorizados e compreendidos. Vai ver que é isto que lhes está faltando!
Agora, há os que têm paixão pelas alturas e, não sei como, conseguem escrever nos pontos mais altos dos edifícios.
Isso seria fácil. Para os que gostam de desafio e de alturas, que tal colocarmos um desses painéis no alto do CCI ou de outros prédios bem altos e que provavelmente já estão na mira de nossos “heróis”? Ou ainda, colocar um painel bem chamativo no alto do Palácio do Governo? Ou no alto do quartel da Polícia Militar?
Acho que isso lhes atiçaria a adrenalina
Não é uma boa idéia? E livra-nos de muitos males...
 Tempos atrás se fazia uma mistura de mel e cola que se passava num papel e se colocava em pontos estratégicos da casa para pegar moscas. Pois é....

Walkyria Gaertner Boz
Curitiba, 16 de fevereiro de 2010

Nenhum comentário: